terça-feira, 15 de dezembro de 2015

'Este' (Onde estás?)

'Este' (Onde estás?)


Este ser calmo,
Este ser utópico,
Vislumbra-se com facilidade,
Com o comum, com o simples.
Este ser calmo,
Este ser único
Alegra-se com a chuva,
Diverte-se na poça d'água.
Este ser calmo,
Este ser diferente
Importa-se com as pessoas,
Não julga, antes ajuda.
Este ser calmo,
Este ser pacífico
Questiona sobre o mundo...
Interroga sobre tudo...
...Tudo sobre o mundo...
...Se ele pode ser diferente,
Se o amor, alegria e felicidade
Alcançará a toda essa gente.
Este ser utópico... Calmo... Pacífico... Diferente...
Este ser... Este... Ser... Onde está?



quarta-feira, 7 de outubro de 2015

[Poema] Aquela Pirata



Aquela pirata atravessa as ondas sorrindo
Depois de tantas tempestades ela continua sozinha
Aquela pirata se afastou de tudo para observar de longe
Mas continua voltando para perto
Aquela Pirata resolveu ir com o Vento
A vida para ela agora é cheia de surpresas
Ela sonha com uma onda que a levará a alguém
Porque essa pirata cansou de nadar até o nada, 
Ela espera pela vontade do Vento
Arruma suas velas e se prepara para mais uma tormenta
Aquela pirata não sonha com o fim da tempestade, 
Ela somente sonha com outras mãos para segurar as velas


Maíra Carneiro

domingo, 25 de janeiro de 2015

[Resenha] Alice

Olá blogueiros... Estou de volta com mais uma resenha, Um livro infantil porque tem o poder de despertar mentes, um clássico para mostrar que crianças são sempre crianças.




Vamos falar de “Alice”(Lewis Carrol).

Enredo

Alice no País das Maravilhas – Alice vê um coelho branco, o que é comum, ele está vestido de forma elegante, o que de alguma forma, não a surpreende, mas... Espere! Ele parece estar olhando obcecadamente para o relógio! Isso sim que é uma surpresa e Alice resolve seguir o Animal para dentro do seu mundo fantástico dominado por uma Rainha de copas nada amorosa, um chapeleiro maluco de um jeito próprio muito sábio e um chá da tarde parado no tempo, e todos eles fazem parte de um mesmo baralho.

Alice Através do espelho – A gatinha de Alice é muito indisciplinada e precisa de correção, enquanto passa um sermão na pequena, repara que através do espelho existe um mundo muito semelhante e ao mesmo tempo muito diferente do seu, entrando neste reino, Alice recebe uma missão que se cumprida a transformará em rainha...

Pontos fracos e fortes

Para quem já viu vários filmes e desenhos de Alice no País das maravilhas e espera uma grande aventura... Continue nos filmes. Alice é um livro infantil e a história é curtinha da forma mais apropriada para o seu público alvo. Quando li “No país das Maravilhas” cometi o erro de esperar uma grande jornada e fiquei no vácuo.
Ainda assim a linguagem da história é bem simples e direta sem deixar de ser bela, o que torna o enredo ainda mais atraente, o Chapeleiro é um bônus, ele e a lebre de março me parecem os seres mais racionais de toda a história e encontrei algumas pérolas nas conversas entre eles.

Falando de “Através do espelho” vou entrar em um mundo ainda mais fantástico, eu como leitora, gostei muito mais da segunda história, as personagens, bem como a trajetória de Alice parecem mais focadas já que ela tem um objetivo para o fim. E sim, eu sei que a história é um non-sense.

O que mais posso dizer? Gostei do livro e não da personagem? A menina Alice é uma garotinha mimada e insuportável (fui muito rude? Bem, o que esperavam de uma raposa pirata?), teimosa demais em coisas pequenas, ela pode ter engolido todo o baralho e todo o xadrez porque com certeza tem alguns reis na barriga, mas ao mesmo tempo, não tem como não gostar das personagens que interagem com ela, Humpty Dumpty com seu corpo redondo, se equilibrando em um muro, simplesmente confiando na promessa de alguém, o grifo rindo das ilusões da rainha, mas sem destruí-las porque não fazem mal a ninguém, o rei que perdoa a todos os que a rainha quer condenar, simplesmente porque não precisa levar as coisas tão a sério...

Alice vale muito a pena para se dar de presente para seus filhos, sobrinhos e demais crianças de sua convivência e se você confessar como eu, que não faz mal abraçar a infância de vez em quando, você também pode ter seu volume de Alice na estante... Eu tenho o meu.

Separei algumas das minhas frases preferidas no livro para vocês:

“Sei quem eu era quando me levantei esta manhã, mas acho que já passei por varias mudanças desde então”

“ – Que Engraçado. – Onde está a graça? (Perguntou Alice) – Ora, nela. (disse o Grifo) é tudo fantasia dela, nunca executam ninguém.”

“Idem, Ibdem!”

“Quando eu uso uma palavra... Ela significa exatamente o que eu quero que signifique, nem mais, nem menos.”

Mesmo que a resenha já esteja um pouco grande, achei necessário falar da edição que eu tenho, como é um clássico, você pode encontrar centenas (e acredito que não exagero) de versões tanto dos volumes juntos quanto separados, estou cobiçando uma dúzia deles (risos). Mas para quem não é bibliomaníaco como eu e para quem uma versão basta, indico a que eu já possuo, a edição de bolso de luxo dos Clássicos Zahar, ela é muito linda, com capa dura, consequentemente um pouco mais resistente se estiver endereçado a uma criança, as ilustrações são originais do Tenniel, ou seja, foram selecionadas dentre as da primeira edição, as letras tem um bom tamanho e tiveram todo um cuidado com os detalhes. O preço médio dessa versão é 15 reais.


Titulo: Alice
Autora: CARROLL, Lewis
Número de Páginas: 317 (na minha versão)
ISBN: 978-85-378-0172-7
Editora: Zahar (Novamente, faço referencia a minha versão, existem muitas outras)

Onde Comprar
http://www.buscape.com.br/alice-aventuras-de-alice-no-pais-das-maravilhas-e-atraves-do-espe-lewis-carrol-8537801720.html#precos

Nota





 

SimplesMente Maia e Mey Template by Ipietoon Cute Blog Design